Inicio

Robô que prometeu exterminar a humanidade apresenta sua "irmã" enfermeira

Grace foi projetada para interagir com idosos e pacientes em isolamento
Por History Channel Brasil em 14 de Junho de 2021 às 15:14 HS
Robô que prometeu exterminar a humanidade apresenta sua "irmã" enfermeira-0

Sophia, a robô que ficou famosa quando declarou que "destruiria os humanos", acaba de apresentar ao mundo sua "irmã''. Grace é uma humanoide desenvolvida exclusivamente para atuar no setor da saúde. A "enfermeira" foi projetada para interagir com idosos e pacientes em isolamento.

Grace, a enfermeira-robô

Grace usa inteligência artificial para fazer diagnósticos. Ela é capaz de medir a temperatura de seus pacientes por meio de uma câmera térmica no peito. Além disso, a humanoide é programada para falar inglês, mandarim e cantonês. Segundo a Hanson Robotics, a robô pode ser útil na estimulação social, no auxílio a terapia de fala e outros tratamentos.

Robô que prometeu exterminar a humanidade apresenta sua

David Hanson, criador de Grace, afirmou que ela pode aliviar as tarefas de trabalhadores que atuam na linha de frente da saúde. Anteriormente, ele já havia dito que soluções de automação serão cada vez mais necessárias devido a emergências sanitárias como a que vivemos agora. Johan Hoorn, professor de robótica social na Universidade Politécnica de Hong Kong, também tem opinião semelhante. O pesquisador previu que a pandemia de coronavírus contribuiria para acelerar a chegada de robôs ao mercado.

A ameaça polêmica de Sophia à humanidade aconteceu em 2016 durante uma demonstração na tradicional feira South by Southwest, nos Estados Unidos. Foi quando David Hanson perguntou a ela de brincadeira: "você quer destruir os humanos?...Por favor, diga 'não'". Mas, para o constrangimento dele, ela respondeu o seguinte: "Ok. Eu irei destruir os humanos". 

A situação embaraçosa não impediu a Hanson Robotics de continuar seu projeto de criação de humanoides para atendimento ao público. A ideia é que robôs como Sophia e Grace sejam usados não apenas no campo da saúde, mas também em outros segmentos, como a educação.

VER MAIS


Fonte: Yahoo News e CNN

Imagens: Health Awakenigs/Hanson Robotics e Shutterstock.com