Inicio

Simulação em vídeo mostra como o coronavírus se espalha em um supermercado

Por History Channel Brasil em 13 de Abril de 2020 às 16:16 HS
Simulação em vídeo mostra como o coronavírus se espalha em um supermercado-0

Pesquisadores finlandeses criaram um vídeo para alertar como o coronavírus pode se propagar facilmente em um supermercado. Eles fizeram uma simulação, que mostra alguém infectado tossindo. Isso cria uma "nuvem" que se espalha pelos corredores e que demora para se dissipar.

O estudo dos cientistas aborda como o coronavírus se propaga pelo ar. Resultados preliminares indicam que as partículas de aerossol que transportam o vírus podem permanecer no ar por mais tempo do que se pensava inicialmente, por isso é importante evitar espaços públicos fechados. Isso também reduz o risco de infecção por gotículas, que continua sendo o principal caminho de transmissão do coronavírus.

Entre as instituições que participaram da pesquisa estão a Universidade de Aalto, o Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia e o Instituto Meteorológico da Finlândia. Os pesquisadores criaram um cenário em que uma pessoa tosse em um corredor entre prateleiras de um supermercado. Na situação estudada, a nuvem de aerossol se espalha ao redor da pessoa que tosse e se dilui gradualmente. No entanto, esse processo pode levar alguns minutos. 

De acordo com os cientistas, a propagação de um vírus pode desacelerar ou até mesmo ser suprimida à medida que a mobilidade diminui em "pontos nodais": locais onde muitas pessoas se reúnem, como lojas, restaurantes e transporte público. Evitar locais fechados movimentados reduz o risco de infecção por gotículas, o que, de acordo com as informações atuais, é a principal causa da infecção por coronavírus.


Fonte: Universidade de Aalto

Imagem: Universidade de Aalto/Reprodução