MISTÉRIOS

Solucionado mistério em torno de avião desaparecido nos Andes há 53 anos

Por: HISTORY Brasil

Um grupo de montanhistas encontrou, há poucos dias, o avião Douglas C-3, desaparecido há 53 anos nos Andes. O acidente aconteceu em 1961 e tirou a vida de 24 pessoas, entre elas o técnico e os jogadores do time de futebol chileno Green Cross, que voltavam de uma partida contra o Osorno, no sul do país.

Embora tenham sido divulgadas imagens do lugar do acidente, a mais de 300 km da capital Santiago, sua localização exata não foi revelada, para que a memória das vítimas seja respeitada e a área não se transforme em uma atração turística. Expedicionários homenagearam os mortos com a construção de um santuário improvisado.



Na época da tragédia, o Green Cross era um dos times mais importantes da primeira divisão do futebol chileno. E, apesar de ter perdido quase metade dos seus jogadores, a equipe decidiu jogar a partida de volta, mas foi derrotada. Marcado pela tragédia aérea, o Green Cross acabou rebaixado para a segunda divisão na temporada seguinte. Depois, se transferiu para a cidade de Temuco e se fundiu com o time local, criando o Deportes Temuco, que desapareceria em 1984. Com essa descoberta, a triste história pode, ao menos, ter um final definitivo.

Fonte e imagens: BBC Mundo