Inicio

Sonda da NASA que buscará evidências de vida pousa nesta quinta-feira em Marte

Por History Channel Brasil em 18 de Fevereiro de 2021 às 12:14 HS
Sonda da NASA que buscará evidências de vida pousa nesta quinta-feira em Marte-0

A sonda Perseverance, da NASA, irá pousar nesta quinta-feira em Marte. Ela chegará ao Planeta Vermelho após uma viagem de 470 milhões de quilômetros que durou sete meses. Um dos objetivos da missão é investigar se há evidências da existência de vida marciana.

O pouso está previsto para ocorrer no final da tarde. Tudo será transmitido pelo site NASA TV a partir das 16h15 no horário de Brasília, acompanhe aqui. A Perseverance irá aterrissar em uma região conhecida como Cratera de Jezero, local que já abrigou o delta de um rio no passado.

Sonda da NASA que buscará evidências de vida pousa nesta quinta-feira em Marte - 1

A Perseverance foi enviada para pesquisar o solo e a atmosfera do Planeta Vermelho. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão também irá procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios. Além disso, a missão inclui o primeiro helicóptero a voar em outro planeta.

 "Mas antes de iniciarmos a missão de superfície, temos que pousar em Marte e isso é sempre um feito desafiador", disse Matt Wallace, vice-gerente de projeto da Nasa. "Esta é uma das manobras espaciais mais difíceis. “Quase 50% das espaçonaves enviadas para a superfície de Marte fracassaram, então sabemos que teremos muito trabalho para pousar com segurança em Jezero", completou.


Fontes: BBC, Agência Brasil e Público

Imagens: NASA/JPL-Caltech