Inicio

Submarino dos EUA naufragado há 75 anos na Segunda Guerra é encontrado no Japão

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2019 às 11:51 HS
Submarino dos EUA naufragado há 75 anos na Segunda Guerra é encontrado no Japão-0

Em 27 de fevereiro de 1944, o submarino USS Grayback (SS-208), das Forças Armadas dos Estados Unidos, naufragou após ser bombardeado por um avião japonês durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com registros históricos, 80 homens estavam a bordo. Agora, 75 anos depois, os destroços da embarcação foram encontrados nas proximidades da costa de Okinawa. 

O local exato do naufrágio sempre foi um mistério. A embarcação de 94 metros foi finalmente encontrada por uma organização chamada Lost 52 Project, que se dedica a procurar submarinos perdidos dos EUA. O USS Grayback foi o primeiro deles a ser descoberto na costa do Japão e estava localizado a 435 metros de profundidade.

Submarino dos EUA naufragado há 75 anos na Segunda Guerra é encontrado no Japão - 1

O USS Grayback partiu para sua primeira missão em 31 de janeiro de 1941. O submarino teve um desempenho respeitável, afundando mais de uma dúzia de navios japoneses durante três anos de serviço. Segundo os arquivos navais do Japão, o Grayback "explodiu e afundou imediatamente" após ser atingido por uma bomba de 227 kg lançada por um bombardeiro Nakajima B5-N Carrier.

A equipe do Lost 52 Project, liderada pelo explorador Tim Taylor, usou um veículo subaquático autônomo (AUV) para localizar a embarcação. Imagens captadas pela organização mostram os destroços do submarino no fundo do mar. O anúncio de sua descoberta foi programado para coincidir com o Dia dos Veteranos, quando os EUA homenageiam quem serviu às Forças Armadas.

Submarino dos EUA naufragado há 75 anos na Segunda Guerra é encontrado no Japão - 2

Submarino dos EUA naufragado há 75 anos na Segunda Guerra é encontrado no Japão - 3


Fonte: IFLScience

Imagens: Lost 52 Project/Reprodução e National Archives at College Park, via Wikimedia Commons