Inicio

Telescópio Hubble captura uma espetacular imagem da "Galáxia Perdida"

Por History Channel Brasil em 18 de Fevereiro de 2021 às 16:08 HS
Telescópio Hubble captura uma espetacular imagem da "Galáxia Perdida"-0

O Telescópio Espacial Hubble conseguiu capturar uma imagem em alta resolução da galáxia NGC 4535. Localizada na constelação de Virgem, a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra, ela apresenta uma aparência nebulosa, quase fantasmagórica. Foi isso que levou o astrônomo Leland S. Copeland a apelidá-la de "Galáxia Perdida" na década de 1950.

As cores, incríveis e brilhantes, não são somente agradáveis à vista, mas também mostram a população de estrelas que habita o interior da galáxia espiral barrada (o termo define galáxias que apresentam uma banda central de estrelas brilhantes). As cores azuladas, localizadas entre os largos braços espirais da NGC 4535, mostram a presença de um grande número de estrelas mais jovens e quentes.

Além disso, os tons amarelados da “Galáxia Perdida” sugerem que sua área central abriga estrelas mais antigas e frias. Sua composição foi estudada como parte do projeto Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS), que tem como objetivo explicar os vínculos entre as nuvens de gás frio, a formação de estrelas e a propriedade das galáxias.

Telescópio Hubble captura uma espetacular imagem da


Fonte: NASA

Imagens: Shutterstock.com e NASA