clima

Temperatura mais alta de todos os tempos é registrada no Vale da Morte, na Califórnia

O termômetro do Parque Nacional do Vale da Morte, localizado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, bateu um novo recorde em meio a uma onda de calor que ameaça toda a região: 54,4°C. Esta pode ter sido a temperatura mais alta já registrada na Terra. As condições climáticas chegaram a causar apagões elétricos no local, após uma falha da usina de energia.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA está fazendo verificações antes de confirmar oficialmente o recorde, registrado na localidade de Furnace Creek. A temperatura mais alta verificada anteriormente era de 53,8°C, também no Vale da Morte, em 2013. A marca de 56,6°, observada um século antes, foi contestada por alguns especialistas, que afirmaram que o número estava errado. O historiador meteorológico Christopher Burt garantiu que outras temperaturas na região em 1913 não sustentam aquela leitura do Vale da Morte no mesmo ano.

Em 1931, outro recorde de temperatura para o planeta foi registrado na Tunísia: 55°C. No entanto, Burt relatou que essa leitura, assim como outras registradas na África durante a era colonial, tinha "sérios problemas de credibilidade".

Autoridades definem o calor extremo como um período de dois a três dias quentes e úmidos, com temperaturas acima de 32°C. Os efeitos imediatos desse tipo de clima no corpo humano são cãibras, desidratação e até mesmo derrames potencialmente fatais. O calor extremo também pode agravar as condições de saúde pré-existentes, incluindo doenças respiratórias, cardíacas e renais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Fonte: BBC 

Imagens: Shutterstock.com