Inicio

Templários: 5 mitos que continuam vivos até hoje

Por History Channel Brasil em 14 de Janeiro de 2022 às 14:05 HS
Templários: 5 mitos que continuam vivos até hoje-0

De adoradores do diabo a virgens: confira quais os mitos sobre os Cavaleiros Templários que persistem até hoje.

São muitos os mitos sobre os templários: dizem que eram satanistas, que teriam protegido o cálice que Jesus usou na última ceia, que seriam cheios de poder e riqueza e que também eram virgens, um requisito necessário para entrar na irmandade. Muitas dessas ideias se consagraram com o tempo, desde que a Antiga Ordem dos Templários foi criada, em 1118, por nove cavaleiros franceses. O objetivo era proteger os peregrinos cristãos em Jerusalém. Após quase dois séculos de existência e do acúmulo de uma enorme riqueza, a irmandade foi dissolvida drasticamente.

 

Vídeo relacionado:

Veja abaixo alguns dos mitos sobre os templários que ainda seguem vivos: 

Adoradores do diabo
No século XII, a Inquisição da Igreja Católica acusou os monges de praticarem magias demoníacas. Vários cavaleiros confessaram sob tortura serem de fato adoradores do demônio. Embora tenha sido uma manobra política destinada a confiscar os bens dos templários, até hoje persiste a ideia de que eles eram satanistas.

 

Guardiões de tesouros místicos
O mito mais difundido sobre a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão diz que um de seus objetivos consistia em proteger o Santo Graal, o cálice que Jesus teria utilizado na última ceia e ao qual são atribuídos poderes mágicos.


Mais poderosos que os reis da época
De fato, durante sua existência, a Ordem se apossou de uma quantidade incomensurável de riquezas e, consequentemente, de altas doses de poder. Mas sua declaração de inimizade à Igreja ter causado a morte de muitos cavaleiros na fogueira indica que a influência política do grupo era muito menor do que se acredita normalmente.

 

Eram virgens
Muitas vezes, acredita-se que, por causa da filiação religiosa professada, os candidatos à Ordem deveriam provar sua virgindade para poder fazer parte dela. A verdade é que as regras da Igreja com relação a isso eram muito mais relaxadas durante a Idade Média e é pouco provável que a maioria dos templários tenha mantido votos de castidade.

 

Os franco-maçons são herdeiros da tradição templária
Apesar de várias correntes maçônicas declararem ser descendentes dos cavaleiros templários, não há, na verdade, nenhuma prova de que essa afirmação tenha embasamentos reais.


Fonte: Batanga

Imagem: Conny Skogberg/Shutterstock.com