VIKINGS

Templo viking de 1200 anos dedicado aos deuses Thor e Odin é descoberto na Noruega

Arqueólogos encontraram as ruínas de um antigo templo dedicado aos deuses nórdicos Odin e Thor na Noruega. Acredita-se que a estrutura tenha cerca de 1200 anos. Segundo os especialistas, trata-se de um raro vestígio da religião dos vikings.

As ruínas foram encontradas no vilarejo de Ose durante preparações para a construção de um conjunto habitacional. A grande estrutura de madeira media cerca de 14 m de comprimento, 8 m de largura e 12 m de altura. De acordo com os arqueólogos, o local era usado para adoração e sacrifícios aos deuses durante os solstícios de verão e inverno. 

A descoberta inédita deixou os pesquisadores entusiasmados. Søren Diinhoff, do Museu da Universidade de Bergen, conta que essa é a primeira estrutura do tipo encontrada na Noruega. "Nós conhecemos esses templos da Suécia e da Dinamarca. Isso mostra que eles também existiam na Noruega", afirmou o arqueólogo ao site Live Science.

Segundo os arqueólogos, os nórdicos começaram a construir essas grandes "casas de deuses" no século VI. Essas estruturas eram muito mais complexas do que templos de adoração mais simples usados pelos vikings para venerar as divindades nórdicas. A religião nórdica foi suprimida a partir do século XI, quando os reis da Noruega impuseram à força a religião cristã. Assim, os antigos templos foram destruídos e foram substituídos pelas novas igrejas cristãs.


Fonte: Live Science

Imagens: Museu da Universidade de Bergen/Reprodução