Inicio

A Terra poderá voltar a ser uma grande bola de gelo?

Por History Channel Brasil em 31 de Março de 2017 às 15:53 HS
A Terra poderá voltar a ser uma grande bola de gelo?-0

Com a instabilidade do planeta, flutuações climáticas podem ocorrer a qualquer momento. 

Vídeo relacionado:

Estudo publicado na revista Geophysical Research Letters apresenta um modelo que explica as possíveis causas da enorme glaciação ocorrida na Terra há 717 milhões de anos.

Os pesquisadores Francis Macdonald e Robin Wordsworth, da Universidade de Harvard, nos EUA, explicam que uma série de fenômenos simultâneos fez com que a temperatura global diminuísse drasticamente até transformar o planeta em uma grande bola de neve.

Um número elevado de erupções vulcânicas ocorridas na “grande região ígnea de Franklin”, uma faixa territorial que hoje vai do Alasca até a Groelândia, teria feito com que quantidades substanciais de dióxido de enxofre (SO2) subissem à atmosfera. Esse gás bloqueia a radiação solar, isolando a superfície terrestre do calor. Por isso, o crescimento das áreas congeladas teria se multiplicado por todo o planeta.

Macdonald e Wordsworth afirmam que esse modelo permite não apenas entender a grande maleabilidade climatológica da Terra, mas serve também para analisar as possíveis mudanças meteorológicas de diversos exoplanetas.


Fonte: ABC
Imagem: Shutterstock