Inicio

Traficante deu Quinta da Boa Vista para Dom João VI: saiba o que ele ganhou em troca

Elias Antônio Lopes foi um dos mais famosos bajuladores da história
Por Thiago Gomide, do Tá Na História em 28 de Julho de 2021 às 14:23 HS
Traficante deu Quinta da Boa Vista para Dom João VI: saiba o que ele ganhou em troca-0

Traficante deu Quinta da Boa Vista para Dom João VI: saiba o que ele ganhou em troca - 1

Com a família real no Rio de Janeiro, a turma ia ao Paço Imperial, na atual Praça XV, para beijar a mão de Dom João VI e pedir e fazer doações. Nesse grupo, estava o traficante de pessoas escravizadas Elias Antônio Lopes, um dos mais famosos bajuladores da história.

Doação da Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista, onde estava o Museu Nacional, era dele. Entendendo as necessidades do príncipe regente, ele resolveu doá-la. 

Há vertentes históricas que vão defender que Elias deu a propriedade porque sabia que corria o risco de perdê-la. Nesse caso, melhor dar e fazer uma grande diplomacia

Em troca, Elias ganhou muita coisa: foi comendador da Ordem Militar de Cristo, recebeu importantes concessões de serviços, outras condecorações...Enriqueceu ainda mais. 

Quer saber os detalhes dessa relação? Aperta o play que o Tá na História te conta os detalhes.


THIAGO GOMIDE é historiador e jornalista. Pós-graduado em História do Brasil e Mestre em História, Bens Culturais e Política pela FGV. Foi apresentador e editor do Canal Futura e diretor da MultiRio, ambos dedicados à educação. Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente assina a coluna "Coisas do Rio", no jornal O Dia, e é presidente da rádio Roquette-Pinto.

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem:  Domínio Público, via Wikimedia Commons