Inicio

Transporte de Elon Musk capaz de ir do Rio a SP em 25 minutos pode chegar ao Brasil

Hyperloop utiliza cápsulas que se deslocam dentro de tubos em uma velocidade que pode atingir 1200 km/h
Por History Channel Brasil em 13 de Julho de 2021 às 15:18 HS
Transporte de Elon Musk capaz de ir do Rio a SP em 25 minutos pode chegar ao Brasil-0

O Hyperloop, um meio de transporte ultrarrápido idealizado por Elon Musk, pode ser utilizado no Brasil em breve. O sistema, que utiliza cápsulas que se deslocam dentro de tubos, pode atingir velocidades de 1200 km/h (o que possibilitaria viajar entre Rio de Janeiro e São Paulo em 25 minutos). A implantação do equipamento está em estudo no Rio Grande do Sul.

Hyperloop no Brasil

O projeto está em conversação entre o governo do RS, a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles discutem a possibilidade de criar uma rota que conecte Porto Alegre à Serra Gaúcha. Caso o projeto seja implementado, uma viagem entre a capital do estado e Caxias do Sul poderia ser feita em 12 minutos (o mesmo percurso é feito em 1h40min de carro).

Transporte de Elon Musk capaz de ir do Rio a SP em 25 minutos pode chegar ao Brasil - 1

O sistema consiste no transporte de passageiros ou cargas em alta velocidade por meio de cápsulas suspensas em uma rede de tubos de baixa pressão. As cápsulas se deslocam no vácuo, com propulsão magnética, praticamente sem atrito. O estudo preliminar no Rio Grande do Sul irá analisar as condições ambientais, socioeconômicas e financeiras do projeto de implementação do novo sistema de transporte.  

Transporte de Elon Musk capaz de ir do Rio a SP em 25 minutos pode chegar ao Brasil - 2

A Hyperloop está em negociações com governos de ao menos dez países. Na França, testes já acontecem em Toulouse. O primeiro protótipo comercial deverá ser lançado em 2023, nos Emirados Árabes. Antes de operar de forma definitiva, o sistema funcionará como um centro experimental, onde as pessoas poderão conhecer a tecnologia.

VER MAIS


Fontes: Archdaily, Tecnoblog e CanalTech

Imagens: HyperloopTT/Reprodução