Inicio

Tumba de alto sacerdote é encontrada praticamente intacta no Egito

Por History Channel Brasil em 19 de Dezembro de 2018 às 11:48 HS
Tumba de alto sacerdote é encontrada praticamente intacta no Egito-0

Uma tumba com cerca de 4.400 anos foi descoberta praticamente intacata em Saqqara, no Egito. Segundo arqueólogos, ela pertencia a um sacerdote chamado "Wahtye". No local, também foram encontradas 55 estátuas. 

Vídeo relacionado:

Segundo Mostafa Waziri, do Ministério de Antiguidades do Egito, Wahtye era um alto sacerdote que tinha o título de "inspetor divino". O religioso era servo do faraó Neferirkaré, que reinou entre os anos 2446 a.C e 2438 a.C. A pirâmide de Neferirkaré fica a três quilômetros de Saqqara, em um local chamado Abusir.

Os arqueólogos descobriram que a tumba tem dois níveis. No superior, estavam 24 estátuas, enquanto no inferior foram encontradas 31 estátuas. As esculturas representam humanos ou divindades. Algumas delas medem um metro de altura, já outras têm o tamanho de uma pessoa adulta. 

Na tumba também foram descobertas vários hieróglifos e pinturas. Uma delas parece representar Wahtye e sua mulher, Nin Winit Ptah. Os arqueólogos irão continuar a explorar a tumba, eles acreditam que o sarcófago do sacerdote também pode estar no local.

Tumba de alto sacerdote é encontrada praticamente intacta no Egito - 1


Fonte: Live Science

Imagens: Ministério de Antiguidades do Egito