Inicio

Tumba familiar com 50 múmias bem preservadas é encontrada no Egito

Por History Channel Brasil em 08 de Fevereiro de 2019 às 16:43 HS
Tumba familiar com 50 múmias bem preservadas é encontrada no Egito-0

O Ministério das Antiguidades do Egito anunciou que uma tumba contendo 50 múmias foi encontrada na localidade de Minya, às margens do Rio Nilo. Acredita-se que elas sejam da era Ptolomaica (305 a.C.-30 a.C) ou dos períodos imediatamente posteriores. Tudo indica que a câmara funerária era usada para abrigar os restos mortais de membros de uma mesma família.

Vídeo relacionado:

A tumba possui quatro compartimentos que abrigavam múmias bem preservadas de homens, mulheres e 12 crianças. Algumas delas estavam em sarcógagos de madeira, enquanto outras estavam envoltas apenas por panos. Segundo Khaled El-Enany, ministro de Antiguidades, os membros da família pertenciam à elite egípcia.

O sítio arqueológico de Tuna El-Gebel foi palco de diversos rituais funerários. Anteriormente, foram encontrados no local a tumba de um alto sacerdote e um cemitério de animais. Criaturas consideradas sagradas, como babuínos, falcões e íbis eram enterradas lá. 

O reino ptolomaico foi fundado quando quando Ptolomeu I Soter chegou ao poder alguns anos após a morte de Alexandre, o Grande. Assim surgiu uma poderosa dinastia helenística, que governava uma área. Sua última imperatriz foi Cleópatra, que morreu na época da conquista romana, em 30 aC.


Fonte: IFLScience

Imagem: Ministério das Antiguidades do Egito