Inicio

Um mapa a laser 3D revela os reinos ocultos dos maias

Por History Channel Brasil em 05 de Outubro de 2018 às 16:34 HS
Um mapa a laser 3D revela os reinos ocultos dos maias-0

Uma equipe de arqueólogos descobriu mais de 61.000 estruturas maias antigas que estavam cobertas pela vegetação das planícies tropicais da Guatemala. Pirâmides escondidas, enormes fortalezas em meio à floresta, fazendas e canais distribuídos em pântanos são alguns dos achados mais surpreendentes. Esse avanço foi possível graças a uma tecnologia de mapeamento 3D a laser chamada LIDAR.

As descobertas foram publicadas na revista Science e oferecem um panorama sobre como os antigos maias alteraram a paisagem ao redor deles durante mais de 2500 anos. Elas também poderão mudar grande parte dos conhecimentos sobre esse povo, como o número de habitantes, suas práticas agrícolas e os conflitos entre dinastias locais. 

Thomas Garrison, arqueólogo de Ithaca e um dos autores do artigo, disse que “estamos descobrindo uma série de reinos, todos envolvidos nessa história política ao estilo ‘Game of Thrones’, em que as pessoas se casavam, lutavam, se traíam e se matavam entre elas”. E acrescentou que o LIDAR permite revelar o cenário no qual se desenvolveram essas histórias que ficaram registradas nos textos.

Os antigos maias se desenvolveram onde atualmente é o sul do México, a Guatemala, Belize e o oeste de Honduras. Quando desapareceram, deixaram para trás uma rica história, pintada e inscrita em madeira, pedra e cerâmica. Relatos de reis, rainhas e guerras estão detalhados em complexos hieróglifos.  

Confira abaixo imagens do mapa 3D:

via Gfycat


 Fonte: Clarín 

Imagem: PACUNAM/Estrada-Belli/Reprodução