Inicio

Uma Bíblia escrita por Lúcifer?

Por History Channel Brasil em 22 de Maio de 2015 às 12:06 HS
Uma Bíblia escrita por Lúcifer?-0

O Codex Gigas é uma enorme Bíblia medieval, cuja autoria é um verdadeiro enigma para os especialistas, e, segundo diz a lenda, teria sido escrito pelo próprio Lúcifer, o anjo caído. Mas, além dos mitos, o Codex Gigas tem suas características impactantes, entre elas o seu tamanho de 92 x 50,5 x 22 cm, seu peso de 74 kg – o que significa que, para manipulá-lo, são necessárias, pelo menos, duas pessoas – e o diabo gigante que aparece desenhado em seu interior.

Os estudiosos do livro, que está atualmente na Biblioteca Nacional de Estocolmo, na Suécia, afirmam que o único autor das 624 páginas não mostra sinais de cansaço com o trabalho, o que poderia ser notado por sua caligrafia. Uma das lendas surgidas para explicar sua existência fala de um monge ao qual, por ter traído seus votos, foi-lhe imputado o castigo de escrever uma Bíblia em uma única noite ou ser executado no caso de falhar. O monge, incapaz de realizar a tarefa titânica, teria vendido sua alma ao diabo em troca de ajuda na sua empreitada. Lúcifer aceitou, e a prova dessa negociação peculiar é o desenho do diabo no interior do livro.

Uma hipótese mais realista também aponta o monge como o autor, embora ele, sem a ajuda de Satanás, tenha precisado de cinco anos de total reclusão para escrever o Codex. Mas a ideia sempre recorrente é a do castigo: quase todas as teorias se referem à tarefa de escrever o livro como uma forma de redenção por causa de um pecado.

De qualquer modo, nenhuma das hipóteses formuladas pelos especialistas responde a todas as perguntas que o Codex Gigas suscita, como, por exemplo, o fato de um mesmo tipo de tinta ter sido utilizado por tanto tempo e a ausência de sinais de esgotamento por parte do autor. O livro gigante e sombrio contém uma versão do Antigo Testamento, além de obras do historiador Flavio Josefo, e teria sido elaborado em um monastério beneditino da Boêmia, no início do século XIII.

Uma das descobertas arqueológicas mais significativas da era moderna fora, sem dúvidas, os pergaminhos do Mar Morto. Há livros escritos por hebreus que viveram na mesma época e lugares que Jesus Cristo. Assista ao vídeo abaixo e entenda a história por trás deste artefato histórico e saiba porque deixou teólogos e estudiosos completamente confusos:

Fonte: ABC