Inicio

Vênus era um planeta similar à Terra até que foi atingido por mudanças climáticas

Por History Channel Brasil em 03 de Fevereiro de 2021 às 22:06 HS
Vênus era um planeta similar à Terra até que foi atingido por mudanças climáticas -0

Um novo estudo sobre Vênus revelou que o planeta apresentava aspectos similares aos da Terra até que um efeito estufa mudou bruscamente seu clima. Atualmente, o planeta possui uma atmosfera espessa e tóxica, infestada de gases como o dióxido de carbono, uma pressão superficial 90 vezes maior que a da Terra, com temperaturas de até 500ºC.

Na pesquisa publicada na revista Nature Communications, os especialistas detalham como encontraram evidências de uma época remota na qual Vênus era um local muito mais hospitaleiro. Segundo o estudo, no passado o planeta registrava temperaturas semelhantes às da Terra. Provavelmente lá havia oceanos, chuva, neve, continentes e placas tectônicas. Com essas condições, teoricamente o planeta talvez até mesmo já tenha abrigado vida em sua superfície.

Vênus era um planeta similar à Terra até que foi atingido por mudanças climáticas  - 1

Mas, há pouco menos de um bilhão de anos, o clima no planeta mudou dramaticamente devido a um efeito estufa descontrolado. Os cientistas acreditam que um período intenso de vulcanismo pode ter despejado dióxido de carbono na atmosfera de forma suficiente para provocar uma grande mudança climática. O fenômeno teria causado a evaporação dos oceanos e o fim do ciclo da água.

O estudo, liderado pela pesquisadora Sara Khawja, da Universidade Carleton, no Canadá, também se debruçou sobre rochas conhecidas como tesselas, as mais antigas de Vênus. Os pesquisadores deduziram que essas pedras poderiam preservar evidências de erosão hídrica, um processo importante registrado na Terra e que pode ter ocorrido em Vênus antes das mudanças climáticas drásticas.

Vênus era um planeta similar à Terra até que foi atingido por mudanças climáticas  - 2

Por meio de dados coletados pelo radar da missão Magellan, da NASA, os cientistas descobriram que os vales encontrados nas imagens das tesselas de Vênus coincidiam com os padrões de erosão dos rios terrestres. Estima-se então que essas depressões poderiam ter abrigado água líquida, proporcionando a primeira evidência geológica de que um dia o planeta já apresentou um clima fresco e úmido.

Atualmente, o clima da superfície de Vênus é completamente inabitável. Mas o mesmo não pode se dizer das nuvens venusianas. No ano passado, cientistas identificaram o elemento químico fosfina na atmosfera do planeta, o que pode indicar a existência de seres vivos


Fontes: La Nación e Yahoo

Imagens: Shutterstock.com