Inicio

A verdadeira origem da roda e porque demorou tanto a surgir

Por History Channel Brasil em 05 de Dezembro de 2017 às 15:44 HS
A verdadeira origem da roda e porque demorou tanto a surgir-0

A roda foi, sem dúvidas, de uma das maiores invenções da humanidade, de tal modo que, sem ela, seria difícil imaginar a evolução do homem e de toda a sua tecnologia. Com relação às suas origens, acredita-se que tenha surgido por volta do ano de 3.500 a.C., na Mesopotâmia Antiga.

Vídeo relacionado:

Esse fato é curioso porque, naquela época, os homens já cultivavam a terra há vários milênios, haviam domesticado animais e criado sociedades complexas. Alepo, na Síria, que é uma das cidades mais antigas do mundo, já tinha, pelo menos, 2.500 anos.

Segundo os especialistas, a roda demorou a aparecer porque não existe nada similar na natureza, e a inspiração da grande maioria das invenções humanas veio sempre do mundo físico. Desse modo, a roda se revela um exemplo pródigo da capacidade inventiva do ser humano.

As primeiras rodas foram utilizadas para a cerâmica, implementadas em tornos que eram movidos com a mão ou com os pés. Foram necessários vários séculos para que a técnica da construção da roda e seu complemento essencial, o eixo, se aperfeiçoassem.

Os primeiros registros de rodas utilizadas em veículos de transporte datam de 3.350 a.C., na cultura dos Trichterbecker, habitantes, naquela época, da atual Polônia, Alemanha e sul da Dinamarca.


Fonte: BBC
Imagem: Wikipedia Commons