Inicio

Viagem para Marte pode levar meia hora, diz Nasa

Por History Channel Brasil em 02 de Março de 2016 às 15:00 HS
Viagem para Marte pode levar meia hora, diz Nasa-0

Uma técnica de lançamento de espaçonaves estudada pela NASA poderia reduzir o tempo de viagem para Marte para apenas 30 minutos.

Já pensou? Isso deve ser menos tempo do que você gasta em média para voltar do seu trabalho para casa todos os dias!

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



Vale ressaltar que isso ainda está no plano das ideias, pois uma viagem para Marte, hoje em dia, leva de seis a oito meses para ser realizada.

A técnica que poderia reduzir dramaticamente essa jornada espacial é chamada propulsão de energia direcionada. Ela consiste no disparo de um laser de alta potência – entre 50 e 100 gigawatts – em uma espaçonave e, com isso, numa aceleração a uma fração significativa da velocidade da luz, de, aproximadamente, 30%. Desta maneira, o percurso poderia ser realizado em 30 minutos ou em até três dias, no cenário mais pessimista, de acordo com pesquisadores.

A ideia da NASA é aplicar a técnica na exploração de exoplanetas que poderiam abrigar vida num raio de 25 anos-luz da Terra. 

A técnica é pesquisada por Philip Lubin, do Grupo de Cosmologia Experimental da Universidade de Santa Bárbara. Ele garante que existe tecnologia para colocar essa revolucionária viagem galáctica em prática: 

"Poderíamos impulsionar um veículo robótico de 100 kg [com 1 m de altura] para Marte em poucos dias", afirma Lubin, no vídeo abaixo.

Apesar da animação toda em torno da técnica, a NASA não tem projetos em andamento para utilizar esse tipo de propulsão na exploração espacial, apesar da existência de algumas propostas.

Veja o vídeo abaixo sobre a técnica (em inglês).

 

Viagem para Marte pode levar meia hora, diz Nasa - 1

 


 

Fonte: Exame

Imagem: Nasa