Inicio

Vídeo: arqueólogos descobrem mais informações sobre os Grandes Círculos do Oriente Médio

Por History Channel Brasil em 14 de Novembro de 2014 às 23:01 HS
Vídeo: arqueólogos descobrem mais informações sobre os Grandes Círculos do Oriente Médio-0

Arqueólogos da Jordânia registraram imagens aéreas, em alta resolução, de 11 antigos “Grandes Círculos” do Oriente Médio que desconcertaram os especialistas por sua semelhança extraordinária: todos, à exceção de um, possuem 400 metros de diâmetro (veja o vídeo no final do texto).

Os “Grandes Círculos” (como são conhecidos pelos arqueólogos) foram construídos com muros de pedra baixos e não têm mais que poucos metros de altura. Até hoje, não se sabia exatamente para quê e nem quando foram construídos. Agora, a análise de fotografias e artefatos encontrados nos dá uma primeira pista: eles não possuem menos que 2 mil anos. Os cientistas especulam que poderiam ter sido construídos em tempos pré-históricos, antes da invenção da escrita, e afirmam que o mais importante deste trabalho é fazer que todos tomem conhecimento dos “Grandes Círculos”, um grupo de enclaves magníficos, que, apesar de descobertos em 1920, permanecem desconhecidos para grande parte do mundo científico.

A pesquisa foi chefiada por David Kennedy, que está à frente do Projeto Jordaniano de Arqueologia Aérea (AAJ) desde 1997, e do Arquivo Fotográfico de Arqueologia Aérea do Oriente Médio (APAAME). No entanto, o mistério de por que os Grandes Círculos foram construídos ainda não foi resolvido. Para isso, será necessário um trabalho de campo mais profundo, mas o caminho já foi pavimentado e facilitado por esse primeiro estudo.

Confira o vídeo:

Fonte e imagens: Terrae Antiquae