Inicio

Vídeo incrível mostra um bilhão de anos de movimento dos continentes em 40 segundos

Por History Channel Brasil em 25 de Fevereiro de 2021 às 20:16 HS
Vídeo incrível mostra um bilhão de anos de movimento dos continentes em 40 segundos-0

Um grupo de geocientistas publicou um vídeo que mostra como as placas tectônicas da Terra se movimentaram durante um bilhão de anos. Pela primeira vez, esse longo período de tempo é resumido em apenas 40 segundos de imagens impressionantes. O trabalho revela um planeta cujos continentes estão em movimento constante.

O vídeo é baseado em um estudo publicado na revista Earth-Science Reviews. Ele ajudará os cientistas a entender melhor como o interior da Terra se mescla quimicamente e perde temperatura por fenômenos como a propagação do fundo do mar e o vulcanismo. O trabalho também oferece pistas de como o clima mudou ao longo dos milênios, como as correntes oceânicas se alteraram e de que maneira os nutrientes terrestres fluíram para estimular a evolução biológica.  

“Pela primeira vez, foi criado um modelo completo das placas tectônicas, incluindo todas as fronteiras”, disse Michael Tetley, da Universidade de Sidney, na Austrália. “Em uma escala de tempo humana, as coisas se movem centímetros por ano, mas como podemos ver na animação, os continentes se deslocaram bastante. Um lugar como a Antártida, que hoje é um lugar frio, gelado e inóspito, na verdade já foi um bom destino de férias na Linha do Equador”, completou.

“Resumindo, este modelo completo ajudará a explicar como nossa casa, o planeta Terra, se tornou habitável para criaturas complexas. A vida terrestre não existiria sem as placas tectônicas. Com este novo modelo, estamos mais perto de entender como este lindo planeta azul se tornou nosso berço”, afirmou Dietmar Müller, coautor do estudo e professor na Universidade de Sidney.


Fonte: Universidade de Sidney

Imagem: Shutterstock.com