Inicio

Vídeo mostra 4 bilhões de anos de evolução da Terra em 4 minutos

A peça reflete a evolução do planeta praticamente desde seu nascimento até hoje
Por History Channel Brasil em 16 de Agosto de 2021 às 11:42 HS
Vídeo mostra 4 bilhões de anos de evolução da Terra em 4 minutos-0

Nosso planeta passou por transformações radicais ao longo de seus 4,5 bilhões de anos de existência. Agora, o artista digital David A. Roberts criou um vídeo que mostra as mudanças experimentadas pela Terra durante esse longo período. Em pouco mais de 4 minutos de duração, são apresentadas as mutações morfológicas que aconteceram na superfície terrestre através do tempo.

Planeta Terra em evolução

A simulação, que mostra as transições geológicas a uma velocidade de 60 quadros por segundo, apresenta uma viagem sobre o globo terrestre desde seus primeiros anos, como protoplaneta, quando ainda estava em pleno desenvolvimento. Para isso, o artista utiliza um mapa plano para demonstrar a origem e a dinâmica das placas tectônicas.

Depois, Roberts introduz um mapa com uma paleta de cores diferentes, para mostrar de que maneira o fluxo oceânico esculpiu e erodiu os continentes, e como os padrões atmosféricos incidiram no terreno do planeta. Também aparecem os efeitos de uma civilização tecnologicamente avançada, na qual as luzes e as emissões de CO2 afetam o clima.

Vídeo mostra 4 bilhões de anos de evolução da Terra em 4 minutos - 1

“A seção final tem a intenção de ilustrar um futuro possível, embora talvez improvável”, disse Roberts. “Eu queria que fosse dramático, então é uma ilustração de um resultado particularmente extremo, onde todos os combustíveis fósseis são queimados, mas tentei manter os efeitos realistas de outra forma, com base em artigos científicos que li sobre tal hipótese”, afirmou o artista.

VER MAIS


Fonte:  Vice

Imagens: iStock