Inicio

Vídeo mostra queda de meteoro com brilho intenso no interior de São Paulo

Por History Channel Brasil em 17 de Fevereiro de 2021 às 20:04 HS
Vídeo mostra queda de meteoro com brilho intenso no interior de São Paulo-0

Câmeras de monitoramento flagraram o momento em que um meteoro cortou o céu de Sorocaba, no interior de São Paulo, no dia 14 de fevereiro. As imagens duram poucos segundos e mostram o objeto queimando com grande intensidade antes de desaparecer. 

As imagens foram registradas pelo físico e professor do ensino fundamental Marco Antonio Centurion Medeiros, que montou uma estação de observação em sua casa. O brilho intenso e a velocidade do meteoro indicam que ele deve ter caído próximo do local.

Medeiros é membro da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), além de fazer parte do Clube de Astronomia Centauri. A Bramon é uma organização sem fins lucrativos. Mantida por voluntários e apoiadores, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados para a comunidade científica.

"Foi um caso que chamou a atenção por ser em uma noite de poucas capturas e de céu nublado", disse Medeiros em entrevista ao G1. Outras testemunhas também relataram terem visto o fenômeno nos céus de Sorocaba, segundo o físico.


Fontes: G1, O Tempo e Olhar Digital

Imagem: Marco Antonio Centurion Medeiros/Bramon/Reprodução