Inicio

Vídeo registra reação da tripulação de missão da SpaceX ao ver a Terra do espaço

Imagens mostram emoção dos turistas espaciais ao enxergarem nosso planeta de um ângulo privilegiado
Por History Channel Brasil em 27 de Setembro de 2021 às 01:31 HS
Vídeo registra reação da tripulação de missão da SpaceX ao ver a Terra do espaço-0

Um vídeo registra a reação da tripulação da Inspiration4, missão espacial da SpaceX, de Elon Musk, ao ver a Terra pela primeira vez. As imagens mostram Chris Sembroski e Jared Isaacman retirando a tampa da cúpula da cápsula Crew Dragon Resilience enquanto o tema de "2001: Uma Odisseia no Espaço" toca ao fundo. Em primeiro plano, Hayley Arceneaux prepara alguns equipamentos antes de olhar pela janela com admiração, junto com seus colegas.

Vista panorâmica para a Terra

A cúpula de plexiglass de três camadas conhecida como "Cúpula do Dragão" foi instalada na seção superior do Crew Dragon que é normalmente usada para atracar na Estação Espacial Internacional (ISS). Mas como a missão Inspiration4 ficou apenas na órbita da Terra, a SpaceX colocou em seu lugar uma espécie de janela panorâmica. Através dela, a tripulação teve a oportunidade de contemplar o nosso planeta de um ângulo privilegiado.

A janela panorâmica foi aberta logo no início da missão, que teve duração de três dias. A tripulação voltou com sucesso à Terra no sábado, 18 de setembro. A tripulação era composta pelo bilionário Jared Isaacman (que financiou e comandou a missão Inspiration4), pela professora Sian Proctor, pela médica Hayley Arceneaux e pelo engenheiro de dados Chris Sembroski. 

Cada membro da tripulação foi selecionado de maneira diferente. Isaacman pediu ao hospital infantil St.Jude (instituição auxiliada por ele) que escolhesse uma sobrevivente de câncer que havia se tornado profissional de saúde, e a organização escolheu Arceneaux. Proctor ganhou um concurso online exclusivo para pessoas que usam a plataforma de pagamento que Isaacman administra. Enquanto isso, Sembroski garantiu sua vaga ao participar de uma rifa para ajudar o mesmo hospital onde trabalha Arceneaux. 


Fontes: Gizmodo e Space.com

Imagem: Sian Proctor/Twitter/Reprodução