Inicio

Você conhece o som de uma estrela? Ouça!

Por History Channel Brasil em 12 de Fevereiro de 2015 às 03:01 HS
Você conhece o som de uma estrela? Ouça!-0

Como soa uma estrela? Nós a vemos brilhar, piscar, mas raramente nos perguntamos sobre seus ruídos distantes. E com o aparecimento dessa questão, a curiosidade se torna inevitável.

O som que escutamos nesse áudio é, de fato, a música estelar. E pode ele ter alguma importância? Para a ciência, sim: o som de uma estrela, sua ressonância natural, serve para medir seu diâmetro, sua massa e sua idade, assim como quando se estuda a reverberação de um instrumento. Conforme explica o professor Bill Chaplin, da Universidade de Birmingham, “a afinação nos diz a respeito do tamanho do instrumento e do que o faz ressoar no seu interior”, e é o mesmo que acontece com os corpos celestiais.

Chaplin e seus companheiros priorizaram o estudo da Kepler-444, já que, segundo eles, ela poderia trazer dados valiosos sobre a possibilidade de encontrar vida extraterrestre. Eles começaram a pesquisá-la com o telescópio Kepler, da NASA, e, embora não tenham recebido informações sobre a presença alienígena, conseguiram algo de não menos valor: o som inquietante de uma estrela.

Clique abaixo e escute você mesmo:

Fonte e imagens: BBC, Prensa Libre