Inicio

Você sabe quem inspirou o "palitinho de dente"?

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 10:52 HS
Você sabe quem inspirou o "palitinho de dente"?-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

Quem olha um palitinho de dente espetado em uma azeitona ou compondo o cenário de uma mesa de botequim não imagina de onde veio essa ideia. 

O empresário americano Charles Forster viajava com frequência pra Pernambuco entre as décadas de 1840 e 1850. Ele sempre ficava encantado com o sorriso do povo pernambucano.

Ligado nos negócios a 220W e com os sorrisos que não saiam da cabeça, o inspirado business man acabou encontrando em terras nordestinas um investimento que lhe traria monopólio de produção, grana e até sucesso.

Aperte o play pra saber as sacadas empresariais de Forster e como ele fez o palito de dente virar moda no mundo

 

A relação dos fiapos e os buracos dos dentes tem um antes e depois de Charles Forster.

 

O formato que nós conhecemos do palito é uma das grandes marcas do desenvolvimento do produto. Até hoje é case em diversos cursos de design.

 

As fábricas instaladas em Maine, nos Estados Unidos, chegaram a produzir bilhões de palitos.  Hoje em dia não há nenhuma. Na China que está o grosso da fabricação mundial de palitos de dente.

 

Se você conhece empreendedores que estão buscando inspiração, mostre esse vídeo. Um caso histórico de sucesso pode ajudar e muito.

 

Quem tiver uma mega história e quiser dividir comigo, manda e-mail para [email protected]

 

Até semana que vem.

 

Tchau Tchau!

 


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.