Inicio

Você sabia que um rinoceronte já foi eleito vereador de São Paulo?

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 11:12 HS
Você sabia que um rinoceronte já foi eleito vereador de São Paulo?-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

 

O recém-inaugurado zoológico da capital paulista estava entupido. A multidão nem piscava para não perder um segundo sequer da chegada de uma verdadeira estrela: o rinoceronte Cacareco, sucesso no Rio de Janeiro.

Como era de se esperar, com o passar do tempo, o amor ao bicho só aumentava.

Ao contrário do que acontecia com os políticos.

Nesse duelo entre amores e desafetos que entra o ponto de virada dessa história.

Nas eleições de 1959, um grupo (que teria sido liderado pelo jornalista Itaboraí Martins) resolveu protestar lançando a candidatura do Cacareco pra vereador. Era um protesto que trazia as cores de uma paixão repentina.

A resposta? Foi comoção à primeira vista: fábricas se propuseram a imprimir os santinhos do bicho, partidários do Cacareco criaram faixas e por aí seguiu a intensa campanha.

Resultado em detalhes dessa eleição e as consequências disso, com direito a desavença entre dois estados? Aperta o play, é super rápido.



Cacareco virou um dos símbolos do voto de protesto do Brasil, além, claro, de estampar revistas no exterior, ganhar as prateleiras com joguinhos e souvenires e até virar música.

Cacareco também serviu de inspiração para um grupo de humoristas cariocas. Nascia assim a candidatura de Macaco Tião para a prefeitura do Rio de Janeiro. O macaco recebeu 400 mil votos e o Casseta Popular, que mais tarde se juntaria ao Planeta Diário, ficou famoso no Brasil inteiro.

Se tiver alguma sugestão de pauta, me envie no [email protected]

Até semana que vem!


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.