Início

Astrônomo de Harvard acredita que o universo foi criado por “deuses" alienígenas

Avi Loeb especula que uma civilização tecnológica avançada poderia ter dado origem ao nosso universo
Por History Channel Brasil em 04 de Novembro de 2021 às 11:25
Astrônomo de Harvard acredita que o universo foi criado por “deuses" alienígenas-0

Eram os deuses extraterrestres? Abraham "Avi" Loeb, renomado astrônomo e ex-diretor do departamento de Astronomia de Harvard, aparentemente acredita que sim. O cientista sacudiu a opinião pública com uma nova teoria inusitada: segundo ele, o universo pode ter sido criado em laboratório por alienígenas. 

Civilização tecnológica avançada

O pontapé inicial do debate foi um artigo de Loeb publicado na revista Scientific American. Ele sugeriu que o universo poderia ser uma criação de laboratório produzida por uma civilização tecnológica avançada. Uma das ideias curiosas apresentadas pelo astrônomo é seu sistema de classificação de civilizações, que seriam divididas em três classes: A, B e C.

Eram os deuses extraterrestres?



Segundo Loeb, a humanidade faria parte da classe C (ou seja, somos uma civilização tecnológica de baixo nível, dependente do Sol, nossa estrela hospedeira). Por esse sistema, uma civilização seria promovida à classe B quando sua tecnologia progredisse a ponto de se tornar independente da influência solar. Para chegar à classe A, uma civilização teria que ser capaz de criar seus próprios universos-bebês em um laboratório. 

O universo poderia, então, ser fruto da tecnologia de uma civilização da classe A, especulou o astrônomo. “Devido à geometria plana do nosso universo, com uma energia líquida nula, uma civilização avançada pode ter desenvolvido uma tecnologia para criar um universo-bebê do nada por meio de um túnel quântico”, afirmou. Loeb é conhecido por suas teorias polêmicas (certa vez ele sugeriu que objeto espacial Oumuamua seria um artefato extraterrestre).

Fontes
Scientific American e Futurism
Imagens
iStock