Inicio

Até quatro civilizações alienígenas hostis podem existir em nossa galáxia, diz estudo 

Não entre em pânico: é muito mais provável que a Terra seja destruída por um asteroide do que por uma invasão extraterrestre, de acordo com o autor da pesquisa
Por History Channel Brasil em 03 de Junho de 2022 às 20:44 HS
Até quatro civilizações alienígenas hostis podem existir em nossa galáxia, diz estudo -0

Certa vez, o famoso astrofísico Stephen Hawking se perguntou se era uma boa ideia tentar entrar em contato com extraterrestres caso eles existam. "Se os alienígenas nos visitarem, acho que o resultado seria muito semelhante ao de quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, o que não foi muito bom para os nativos americanos", refletiu. Agora, um novo estudo aponta que até quatro civilizações hostis podem existir em nossa galáxia.

Quais as chances da Terra sofrer uma invasão alienígena?

A pesquisa, intitulada "Estimativa da prevalência de civilizações extraterrestres maliciosas", é da autoria do doutorando em resolução de conflitos da Universidade de Vigo (Espanha), Alberto Caballero, e ainda aguarda revisão por pares. O estudo parte da seguinte premissa: quais são as chances de que os humanos possam um dia entrar em contato com uma civilização alienígena hostil capaz de invadir nosso planeta? 

Disco voador

Para responder essa pergunta, Caballero levou em conta vários fatores, incluindo quantas invasões de um país a outro existiram na Terra entre 1915 e 2022. Ele então usou esses dados e os aplicou ao número de exoplanetas conhecidos em nossa galáxia, que o cientista italiano Claudio Maccone estimou em cerca de 15.785. Ao combinar a frequência de conflitos humanos com o número potencial de civilizações alienígenas, Caballero calculou que quatro planetas hostis poderiam existir na nossa vizinhança. 

Caballero admite que seu estudo tem limitações e que funciona mais como um exercício de pensamento. O pesquisador acredita ainda que a Terra tem mais chances de ser destruída por um asteroide do que sofrer nas mãos de alienígenas. "A probabilidade de invasão extraterrestre (...) é  cerca de duas ordens de magnitude menor do que a probabilidade de uma colisão de asteroides assassinos de planetas", disse.

Fontes
Live Science e New York Post
Imagens
iStock