Início

Mistério por trás do “déjà vu” pode ter sido desvendado

Ao longo da história, foram desenvolvidas muitas teorias em torno do fenômeno dos “déjà vu”: desde que são causados por flashes de vidas passadas até o fato de que acontecem quando uma alma muda de corpo. A verdade é que, segundo experimentos mais recentes, a explicação para essa sensação de “eu já vivi isso” pode ser muito menos misteriosa do que se acreditava.

Vídeo relacionado:

Pesquisadores da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, foram capazes de reproduzir, na realidade virtual, a sensação do “déjà vu”. Para isso, utilizaram o popular jogo The Sims, no qual é possível criar ambientes projetados nos seus mínimos detalhes. O estudo foi publicado na revista Psychological Science. 

Os cientistas confirmaram que era possível provocar a sensação de “déjà vu”, mostrando aos voluntários cenários parecidos a outros que eles já haviam visto – geralmente, a partir de ângulos diferentes.

De acordo com os resultados desses testes, é possível concluir que o cérebro causa esse estranho sentimento de familiaridade na sua busca de prever o que vai acontecer com base em experiências passadas como método de sobrevivência. “Minha hipótese de trabalho é que o déjà vu é uma manifestação particular de familiaridade. Você tem uma conexão com algo que você sente que não deveria, e é por isso que a sensação é tão estranha”, afirma Anne Cleary, líder do estudo. 

Fonte: IFLScience

Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock.com