Início

Misterioso "cubo" é avistado no lado oculto da Lua por missão espacial chinesa

Os pesquisadores apelidaram o objeto de "神秘小屋", que significa "casa misteriosa"
Por History Channel Brasil em 06 de Dezembro de 2021 às 19:40
Misterioso "cubo" é avistado no lado oculto da Lua por missão espacial chinesa-0

O módulo lunar chinês Yutu-2 registrou estranhas imagens de algo aparentemente cúbico no lado oculto da Lua. Os pesquisadores apelidaram o objeto de "神秘小屋", que significa "casa misteriosa". Nos próximos dias, o veículo deve se aproximar da enigmática estrutura para investigá-la melhor. 

Cubo misterioso

As imagens que a Yutu-2 fez do "cubo" são difusas e distantes, portanto a verdadeira natureza do objeto deve se tornar mais clara à medida que o veículo se aproxima dele. Especialistas acreditam que a explicação mais provável é que se trate de uma grande rocha. Essa parte da lua, conhecida como Cratera Von Kármán, fica em uma vasta depressão possivelmente criada a partir do impacto de um asteroide há bilhões de anos.

Em 2019, a Yutu-2 já havia chamado atenção ao fazer imagens de uma desconhecida substância gelatinosa dentro de uma cratera. Apenas no ano seguinte, após análises mais detalhadas, foi possível desvendar o mistério. A substância que parecia tão diferente do solo que estava em sua volta era apenas rocha derretida.

A missão espacial chinesa Chang'e 4, que utiliza o módulo Yutu-2, foi a primeira a chegar ao lado oculto da Lua, que nunca é visível da Terra. Desde então, os pesquisadores chineses utilizam o equipamento para estudar a superfície lunar.

Fontes
Space.com e CNET
Imagens
CNSA/Reprodução