Início

Teoria afirma que humanos estão em "zoo galáctico" observado por alienígenas

Hipótese estranha explicaria as razões pelas quais os extraterrestres nunca fizeram contato

A organização Mensagens aos Extraterrestres Inteligentes (METI) é composta por um grupo internacional de astrofísicos, biólogos, sociólogos, psicólogos e historiadores. Esses pesquisadores se dedicam especialmente ao envio de mensagens para fora da Terra na esperança de que elas alcancem algum tipo de vida inteligente. Uma das questões que tiram o sono de seus membros diz respeito à ausência de comunicação com os alienígenas.

A hipótese do zoológico galáctico

Se extraterrestres inteligentes realmente existem, por que nunca se comunicaram com os humanos? Entre as teorias apresentadas, existe uma que gera polêmica: a “hipótese do zoológico”. "Talvez os alienígenas estejam observando os humanos na Terra, da mesma forma que observamos os animais no zoológico", disse à BBC o astrobiólogo Douglas Vakoch, presidente do METI.

Teoria afirma que humanos estão em

Os membros do grupo especulam que os extraterrestres podem ter medo de revelar-se aos terráqueos, e é por isso que eles se mantêm escondidos. "Experiências anteriores mostram que qualquer encontro de duas civilizações é perigoso para ambas", afirmou a astrofísica Danielle Briot, que trabalha para o Observatório de Paris. "Sabendo disso, os alienígenas civilizados não tentarão se comunicar conosco", acredita a pesquisadora.

Vakoch propõe que os humanos adotem alternativas mais ativas para tentar entrar em contato com alienígenas. Ele defende que sinais de rádio poderosos, objetivos e ricos em informações sejam transmitidos para as estrelas próximas da Terra, por exemplo. Alguns estudiosos, como o falecido físico Stephen Hawking, advertem que esse pode ser um método perigoso. Hawking acreditava que a humanidade estaria em risco caso entrasse em contato com alienígenas mais inteligentes e poderosos do que nós.


Fonte: BBC

Imagem: iStock.com