Início

Vídeo de óvni hipersônico é apresentado durante audiência histórica no Congresso dos EUA

Foi a primeira reunião pública sobre avistamentos de objetos voadores não identificados em mais de 50 anos
Por History Channel Brasil em 17 de Maio de 2022 às 21:42 HS
Vídeo de óvni hipersônico é apresentado durante audiência histórica no Congresso dos EUA-0

Em um dia histórico no Congresso dos Estados Unidos, autoridades do Pentágono testemunharam na primeira audiência pública sobre óvnis em mais de 50 anos. Na reunião, os oficiais apresentaram o vídeo de um objeto voador não identificado metálico voando a uma velocidade hipersônica. As imagens foram feitas por um caça da Aviação Naval em 2021.

Objetos inexplicáveis

O foco da audiência foi um relatório do Pentágono do ano passado que revelou que os pilotos da Marinha dos EUA relataram 144 avistamentos de óvnis (ou Fenômenos Aéreos Não Identificados, como são oficialmente chamados) desde 2004. Ronald Moultrie, oficial de inteligência do Pentágono afirmou que após rigorosas análises a maioria dos objetos foi identificada. Entretanto, 18 desses incidentes permanecem envoltos em dúvida.

Um desses casos misteriosos envolve o vídeo do óvni apresentado durante a audiência. Nas imagens, o objeto aparece passando por por um caça da Aviação Naval. "Não tenho uma explicação para o que é esse objeto específico", disse Scott Bray, vice-diretor de inteligência naval, em resposta aos representantes do Congresso sobre o avistamento. Veja abaixo o momento em que o vídeo é exibido:

Bray disse ainda que nada leva a crer que esses objetos sejam de origem extraterrestre. A maior preocupação dos congressistas é que os artefatos possam ser armamentos de nações inimigas que usam tecnologia desconhecida. Nos casos de objetos com propulsão inexplicável, Bray disse que os EUA "não estão cientes" de quaisquer potenciais adversários que possuam tais tecnologias.

As últimas audiências públicas sobre óvnis haviam acontecido na década de 1960 (o Projeto Livro Azul, que investigava o fenômeno, foi encerrado em 1969). Nos últimos anos, veículos de imprensa tiveram acesso a vídeos de avistamentos feitos pela Aviação Naval e o Pentágono acabou reconhecendo que eram autênticos. No ano passado, finalmente esses casos começaram a ser tratados com mais transparência pelo Pentágono. 

 

Fontes
Live Science e BBC
Imagens
Departamento de Defesa dos EUA/Reprodução