Início

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno

Conheça os locais que têm a má fama de serem entradas para o terrível submundo
Por History Channel Brasil em 14 de Julho de 2021 às 20:41
9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno-0

Durante milênios, diversas comunidades religiosas e civilizações antigas, como a hebraica, a grega e a maia garantiram que existem portas para o inferno em diferentes locais do planeta, localizadas embaixo da terra. Abaixo, listamos nove lugares que têm a má fama de serem entradas para o terrível submundo.

As "portas para o inferno":

1 - Campos Flégreos

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 1

Os romanos e gregos acreditavam que as portas do inferno se encontravam em uma área vulcânica, a cerca de 9 quilômetros da cidade italiana de Nápoles: Campos Flégreos. No local, há um lago formado na cratera de um vulcão, batizado como Averno. 

2 - Hierápolis

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 2
Imagem: Francesco D'Andria/Universidade de Salento 

No ano de 2013, um grupo de arqueólogos italianos encontrou uma caverna com desenhos ritualísticos em Hierápolis (atual Pamukkale), na Turquia. O local foi catalogado como “Plutônio”, devido a Plutão, deus do inferno, e não é apto para a visita pública, já que a caverna ainda emana um vapor muito tóxico

3 - Vale de Hinom

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 3

Os hebreus afirmavam que o Vale de Hinom era a porta de entrada ao inferno e o lugar onde as almas eram castigadas para toda a eternidade. Além deles, os muçulmanos também acreditam que sobre o vale atravessa a ponte que as almas precisam cruzar a caminho do paraíso, da qual cairão os que não cumprirem com os mandamentos divinos.

4 - Vulcão Masaya

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 4

No vulcão Masaya, localizado na Nicarágua, existe uma cruz desde o século XVI, que tentaria impedir a saída dos demônios e resguardaria as pessoas dessa entrada ao inferno. A famosa cruz de Bobadilla leva o nome do padre que a colocou ali. Após descer pela ladeira e sair do vulcão, o clérigo garantiu que aquela era a entrada para os domínios do demônio.

5 - Monte Osore

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 5

Existe um local no Japão que possui uma característica misteriosa: um intenso odor de enxofre, água amarelada e borbulhante e uma atividade vulcânica constante. Trata-se do Monte Osore, onde, segundo as lendas japonesas, as almas permanecem por alguns momentos antes de entrar no inferno. 

6 - Vulcão Hekla

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 6

Desde a Idade Média, este local, na Islândia, é envolto em mistério. Após uma erupção extrema no ano de 1104, monges cistercienses garantiram que ali ficaria uma das entradas ao inferno. De fato, é um local muito mencionado pela literatura nórdica e alguns até afirmam que Judas foi mantido prisioneiro ali.

7 - O Escorial

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 7

O Escorial, mosteiro localizado a 50 quilômetros de Madri, na Espanha, foi construído por ordem do rei Felipe II, entre os anos de 1563 e 1584. O local envolve uma lenda dizendo que ali Lúcifer havia criado uma das sete portas para o submundo. Há quem afirma que lá se escutam os latidos de Cérbero, o cão que guarda a entrada do inferno.

8 - Lacus Curtius

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 8

Trata-se de um poço no centro do Fórum Romano, em Roma, onde dizem que, há cerca de 3 mil anos, um grande abismo para o inferno se abriu no local, sendo impossível cobri-lo. Para fechá-lo, seria necessário um sacrifício. Segundo a tradição, um jovem se jogou nele pelo bem de Roma e o buraco teria fechado de imediato.

9 - Lough Derg: o purgatório de São Patrício

9 lugares do mundo onde estariam as portas para o inferno - 9

Segundo a lenda, o lago Lough Derg, localizado na Irlanda, foi testemunha do encontro entre São Patrício e Jesus Cristo, que apareceu para ele e o levou a uma caverna que continha um poço que levava ao purgatório. Naquele local, o santo teria tido visões das torturas do inferno.

VER MAIS


Fonte: Clarín

Imagens: iStock e Wikimedia Commons