Início

Como um fenômeno explica a "aparição" de Nossa Senhora em capela de Minas Gerais

A pareidolia faz pessoas enxergarem formas reconhecíveis em lugares aleatórios
Por History Channel Brasil em 01 de Abril de 2021 às 15:24
Como um fenômeno explica a "aparição" de Nossa Senhora em capela de Minas Gerais-0

Imagens de uma suposta aparição de Nossa Senhora de Fátima, avistada por crianças no telhado de uma capela em Cristina (MG),  viralizaram nos últimos dias. Seria um milagre? Na verdade, cientistas afirmam que trata-se de uma ilusão causada por um fenômeno psicológico chamado pareidolia.

Esse fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro. A pareidolia é a causa pela qual as pessoas enxergam formas reconhecíveis em nuvens, formações rochosas ou objetos. Um dos casos mais conhecidos é o da fotografia de uma formação rochosa em Marte que se assemelha a um rosto humano. 

Como um fenômeno explica a

Rosto de Jesus em torrada

A pareidolia foi abordada pelo astrônomo Carl Sagan em seu clássico livro de divulgação científica O Mundo Assombrado pelos Demônios. Nele, o cientista comenta que os bebês aprendem a reconhecer rostos muito cedo como uma forma de vantagem evolutiva, estreitando laços com seus pais. "Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde elas não existem. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face", explica.

Como um fenômeno explica a

A pareidolia religiosa pode acontecer com fiéis predispostos a enxergar sinais divinos em situações comuns, o que explica relatos de "aparições" do rosto de Jesus em alimentos, vidros ou paredes. Segundo o astrofísico Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (MG), é o que aconteceu com a Nossa Senhora na cidade de Cristina. "No caso de Cristina, é fácil ver que a imagem de Nossa Senhora é na verdade formada pela corneta do sistema de som, a calha do telhado e parte do campanário iluminado. Assim, podemos concluir que trata-se apenas da imaginação fértil das crianças", afirmou em entrevista ao G1.

VER  MAIS:


Fonte: G1

Imagens: YouTube/Reprodução, Domínio Público e NASA/JPL, via Wikimedia Commons