Inicio

Estudo arqueológico confirma relato bíblico sobre as muralhas de Jerusalém

Pesquisa reconstruiu cientificamente a história da cidade desde 1200 a.C. (antes de Davi e Salomão) até a destruição babilônica em 586 a.C.
Por History Channel Brasil em 10 de Maio de 2024 às 13:05 HS
Estudo arqueológico confirma relato bíblico sobre as muralhas de Jerusalém-0

Um novo estudo arqueológico pode ter confirmado um relato bíblico sobre a construção das muralhas de Jerusalém. Além disso, as descobertas jogam luz sobre a história da cidade sagrada. A pesquisa é resultado da colaboração entre pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), Universidade de Tel Aviv e Instituto Weizmann de Ciências.

Expansão anterior

No estudo, os pesquisadores fizeram datação de radiocarbono em material recolhido de quatro áreas de escavação diferentes em toda a Cidade de Davi. Entre as amostras usadas, estavam achados orgânicos, como sementes de uva, caroços de tâmara e até mesmo esqueletos de morcegos encontrados em uma das estruturas. A técnica ajudou a reconstruir cientificamente a história de Jerusalém desde 1200 a.C. (antes dos dias de Davi e Salomão, de acordo com a descrição bíblica) até a destruição babilônica em 586 a.C.

"A nova pesquisa nos permite estudar o desenvolvimento da cidade: até agora, a maioria dos pesquisadores associou o crescimento de Jerusalém ao oeste, ao período do Rei Ezequias - pouco mais de 2700 anos atrás", disse Yuval Gadot, pesquisador da Universidade de Tel Aviv. Segundo ele, até o momento supunha-se que a cidade expandiu devido à chegada de refugiados do Reino de Israel ao norte, após o exílio assírio. No entanto, as novas descobertas reforçam a visão de que a cidade cresceu e se espalhou em direção ao Monte Sião já no século IX a.C., durante o reinado do Rei Jeoás, cem anos antes do que se acreditava. 

Outra conclusão do estudo é que o muro de Jerusalém descoberto em várias áreas de escavação nas encostas orientais da cidade de Davi é também mais antigo do que se pensava. "Por décadas, presumiu-se que este muro foi construído por Ezequias, rei de Judá, mas agora está se tornando claro que remonta aos dias do Rei Uzias, como sugerido na Bíblia: 'E Uzias edificou torres em Jerusalém... e as fortificou' (2 Crônicas 26:9)", disse Joe Uziel, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Fontes
Autoridade de Antiguidades de Israel