Inicio

Hiper-realista: conheça a primeira e arrepiante réplica exata do corpo de Jesus (VÍDEO)

"Não descartamos que haja polêmica", disseram os artistas que criaram uma réplica exata de Cristo com base no Santo Sudário, usando silicone, látex e cabelo humano 
Por History Channel Brasil em 19 de Outubro de 2022 às 12:04 HS
Hiper-realista: conheça a primeira e arrepiante réplica exata do corpo de Jesus (VÍDEO)-0

Uma escultura hiper-realista que reproduz o corpo de Jesus, está chamando atenção na Espanha. A obra foi feita baseada na imagem gravada no Santo Sudário, o pedaço de tecido que supostamente envolveu os restos mortais de Cristo. A peça faz parte da exposição “O Homem Misterioso”, atualmente em exibição na Catedral de Salamanca.

Estudo do Santo Sudário

Trata-se de uma estrutura de 75 quilos que representa Jesus curvado em 'rigor mortis', com os ombros feridos por carregar a cruz, o corpo machucado pelos chicotes romanos e a cabeça ensanguentada pelas perfurações da coroa de espinhos com a qual foi crucificado. A réplica foi produzida em látex, silicone e cabelo humano, com base em um estudo científico do Santo Sudário, uma relíquia da Igreja Católica, que, segundo a tradição, foi usado para envolver o corpo de Cristo após a morte.

Álvaro Blanco, diretor artístico da exposição, destacou que a réplica do corpo de Jesus Cristo levou mais de 15 anos de estudo intensivo sobre o Santo Sudário para ser completada por artistas da companhia ítalo-espanhola ArtiSplendore. "O que se buscava era construir uma figura o mais real possível, de acordo com o Santo Sudário", declarou. Ele admitiu que a escultura será "polêmica para alguns" porque é "algo que ninguém ousou fazer".

Inaugurada em 13 de outubro, a exposição "O Homem Misterioso", que aborda a Paixão de Cristo, ficará em exibição na Catedral de Salamanca até dezembro deste ano, antes de viajar a outras partes do mundo e completar uma excursão que planeja visitar os cinco continentes. Ocupando seis salas, a mostra trata dos últimos momentos da vida de Jesus, desde seu julgamento até a morte.  A escultura hiper-realista é apresentada no final da exposição. 

Fontes
Vatican News e TN.com.ar
Imagens
iStock