Início

Menção mais antiga ao nome de Deus pode ter sido encontrada em Israel

Descoberta pode revolucionar o que se sabe sobre quem escreveu os textos mais antigos da Bíblia
Por History Channel Brasil em 08 de Abril de 2022 às 21:25 HS
Menção mais antiga ao nome de Deus pode ter sido encontrada em Israel-0

Pesquisadores encontraram em Israel uma tabuleta de chumbo que pode conter a mais antiga menção ao nome hebraico de Deus, YHWH. Estima-se que a inscrição remonte a algum período entre os anos 1200 a.C e 1400 a.C. O artefato foi descoberto no Monte Ebal, que é citado em uma importante passagem da Bíblia. 

"Amaldiçoado por YHWH"

A inscrição completa na tabuleta contém uma maldição. O texto diz: "Amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado - amaldiçoado pelo Deus YHWH. Você morrerá amaldiçoado. Amaldiçoado, você certamente morrerá. Amaldiçoado por YHWH". O que impressionou os pesquisadores é que o Monte Ebal é que o local onde foi encontrado o artefato é palco de passagens importantes contidas no Antigo Testamento.

No Deuteronômio, o local aparece na "Maldição do Monte Ebal", quando Moisés faz diversas advertências a seu povo. Nessa passagem, o patriarca diz aos israelitas que quando eles entrassem na Terra Prometida, a bênção deveria ser proferida sobre o Monte Gerizim; e a maldição sobre o Monte Ebal. O local também aparece no livro de Josué. Segundo as escrituras, foi lá que Josué construiu um altar ao Deus de Israel.

Essa aparição tão antiga do nome de Deus também tem implicações para teorias sobre como e quando a Bíblia foi escrita. “Este é um problema para a Hipótese Documental que afirma que a Bíblia foi composta em diferentes seções, com centenas de anos de diferença e depois redigida”, disse Scott Stripling, diretor de escavações da Associação para Pesquisa Bíblica. “Isso também é um desafio à teoria que afirma que Moisés não poderia ter escrito o Pentateuco porque uma escrita alfabética ainda não existia. Agora vemos que ela existia”, completou.

Fontes
Daily Mirror e Jerusalem Post
Imagens
Michael C. Luddeni/Associação para Pesquisa Bíblica/Reprodução