Início

O que pode comer na Sexta-Feira Santa? Frango e peixe pode? Por que carne vermelha não?

Afinal, por que a Igreja Católica indica que fiéis não comam carne vermelha na Sexta Santa?
Por History Channel Brasil em 13 de Abril de 2022 às 12:37 HS
O que pode comer na Sexta-Feira Santa? Frango e peixe pode? Por que carne vermelha não?-0

Já ouviu dizer que não se deve comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa? Essa é uma tradição da Igreja Católica que se espalhou pelo mundo e é bem famosa no Brasil. Até mesmo quem não é religioso ou segue outras crenças costuma se interessar pelo tema. E, muitas vezes, nem mesmo católicos sabem como surgiu essa "regra" ou o que é, afinal, permitido comer neste dia, que também é conhecido como Sexta da Paixão. Nós te explicamos a seguir!

Por que não pode comer carne?

O período chamado de Semana Santa, que engloba a Sexta-feira Santa, é um dos mais importantes para o cristianismo. Ele começa com o Domingo de Ramos, dia que para a Igreja Católica marca a entrada de Cristo em Jerusalém, e termina no domingo de Páscoa, data em que Jesus teria ressuscitado. 

Durante toda essa semana, a Igreja estipula algumas tradições - sendo a de não comer carne na sexta-feira a mais famosa. Quem segue a religião acredita que a carne vermelha, específicamente, simboliza o corpo de Cristo, que derramou seu sangue para salvar a humanidade. Por isso ficou estabelecido que não comer este alimento é uma forma de respeito ao sacrifício de Jesus.

quadro jesus crussificado

Acredita-se que o início desse costume milenar foi durante a Idade Média, já que na época era comum a prática de jejum às sextas. O Papa Nicolau I teria estabelecido, inicialmente, que todas as sextas deveriam ser dias de abstinência de carne. Além disso, era exigido também que os fiéis fizessem jejum durante todo o período da quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa). Mas todos esses costumes foram perdendo força com o passar do tempo e atualmente a igreja pede abstinência de carne apenas na Sexta da Paixão.

Pode comer frango na Sexta-feira Santa?

Quando a data está próxima, é comum que quem segue a religião católica busque alternativas para se alimentar no dia, e sempre surgem dúvidas sobre o que a Igreja permite comer. Afinal, frango pode ser consumido, já que não é uma carne vermelha?

frango

A resposta é não. Embora seja uma carne de cor branca, há um grande derramamento de sangue ao matar o animal para consumo. Por isso também seria importante se abster de frango ou galinha nesse dia. É o que defendem os religiosos, embora não haja uma base ou explicação teológica para isso. 

E por que pode comer peixe?

Assim como não há uma explicação teológica para não poder comer frango, também não há essa justificativa clara para ser permitido o consumo de peixes. Mas o que acredita-se é que isso se deve ao fato de que o derramamento de sangue ao matar um peixe é muito menor do que no caso dos outros animais, como boi, vaca, frango ou até mesmo coelho. 

Imagens
iStock