Inicio

Jesus não foi o único a voltar dos mortos: veja outros 10 relatos bíblicos sobre ressurreição

Há pelo menos uma dezena de passagens na Bíblia que tratam de pessoas ressuscitadas
Por History Channel Brasil em 24 de Junho de 2021 às 14:16 HS
Jesus não foi o único a voltar dos mortos: veja outros 10 relatos bíblicos sobre ressurreição-0

Para os cristãos, Jesus ressuscitou três dias depois de morrer. Mas a Bíblia traz relatos de outros casos de ressurreições. Há controvérsias entre as diferentes correntes religiosas, mas muitos grupos concordam que, além de Jesus, há pelo menos mais 10 passagens bíblicas que fazem esse tipo de relato.

Essa interpretação não é unânime. Alguns cristãos só consideram ressurreição os relatos depois da vinda de Jesus, excluindo os casos do Antigo Testamento. Há correntes que acreditam em reencarnação como uma forma de ressurreição e que todos nós reencarnamos. Então, os casos de ressurreição seriam muitos. Há outros grupos que creem apenas na ressurreição de Jesus Cristo. 

Ressurreições na Bíblia

1) O filho da viúva de Sarepta através de Elias (1 Reis 17.17-24)
“E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu”.

2) O filho da mulher Sunamita mediante Eliseu (2 Reis 4.32-37)
“Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos”.

3) O homem que foi encostado nos ossos de Eliseu (2 Reis 13.20-21)
“Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano. E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés”.

4) Moisés através de Cristo (Judas 1:9)
“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.”

 5) O filho da viúva de Naim por Jesus (Lucas 7.11-15)
"E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: 'Jovem, a ti te digo: Levanta-te'. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.”

Jesus não foi o único a voltar dos mortos: veja outros 10 relatos bíblicos sobre ressurreição - 1

6) A filha de Jairo por Jesus (Lucas 8.41-42; 49-55)
“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: 'Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te'. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.”

7) Lázaro (João 11.1-44)
“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: 'Desligai-o, e deixai-o ir'."

8) Muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27.52)
"E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” 

9) Tabita (Atos 9.36-43)
“Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: 'Tabita, levanta-te'. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.”

10) Êutico (Atos (20.9-10)
“E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está”.

VER MAIS


Fontes: Temas Bíblicos, Catholic Answers, Bíblica Católica, Testemunhas de Jeová

Imagens: iStock.com