Astrônomos anunciam a descoberta do buraco negro mais próximo da Terra

Batizado de Gaia BH1, ele está situado a meros 1600 anos-luz de distância do nosso planeta
Por History Channel Brasil em 07 de Novembro de 2022 às 15:10 HS
Astrônomos anunciam a descoberta do buraco negro mais próximo da Terra-0

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta do buraco negro mais próximo da Terra. Sua proximidade com o nosso planeta, a meros 1600 anos-luz de distância, surpreendeu os pesquisadores. Segundo os cientistas, o objeto é orbitado por uma estrela semelhante ao nosso Sol, o que representa a primeira vez que um sistema binário desse tipo é descoberto em nossa galáxia.

Buraco negro de massa estelar

Os pesquisadores batizaram esse buraco negro de massa estelar adormecido de Gaia BH1. Situado na constelação de Ofiúco (ou Serpentário), o objeto é dez vezes maior que o Sol. Segundo os cientistas, ele está a uma distância três vezes mais próxima da Terra do que o detentor do recorde anterior, um binário de raios-X localizado na constelação de Monoceros.

Embora existam provavelmente milhões de buracos negros de massa estelar vagando pela Via Láctea, os poucos que foram detectados puderam ser descobertos por suas interações energéticas com uma estrela companheira. À medida que o material de uma estrela próxima espirala em direção ao buraco negro, ele fica superaquecido e gera poderosos raios-X e jatos de material. Se um buraco negro não está se alimentando ativamente (ou seja, está adormecido), ele simplesmente se mistura com o ambiente, o que dificulta sua detecção.

“Eu tenho procurado buracos negros adormecidos nos últimos quatro anos usando uma ampla variedade de conjuntos de dados e métodos”, disse Kareem El-Badry, astrofísico da Harvard & Smithsonian e do Instituto Max Planck de Astronomia, principal autor do estudo que descreve esta descoberta. “Minhas tentativas anteriores – assim como as de outros – resultaram em uma variedade de sistemas binários que se disfarçam de buracos negros, mas esta é a primeira vez que a pesquisa deu frutos”, completou. A descoberta irá ajudar os cientistas a entender melhor a evolução dos sistemas binários.

NOIRLab e IFLScience