Astrônomos descobrem um estranho planeta gigante com dois sóis

Relativamente próximo da Terra, o VHS 1256 b apresenta características singulares
Por History Channel Brasil em 27 de Abril de 2023 às 11:51 HS
Astrônomos descobrem um estranho planeta gigante com dois sóis-0

Um novo estudo relata a recente descoberta de um planeta a apenas 70 anos-luz da Terra, que é descrito como um dos mais estranhos já encontrados. Batizado de VHS 1256 b, ele gira em volta de dois sóis. Observações feitas com o telescópio James Webb permitiram observá-lo de forma detalhada.

Tempestade de areia

O tamanho deste planeta é de cerca de 20 massas de Júpiter, tem temperaturas que podem derreter alumínio rapidamente e sua órbita é de 10.000 anos em torno das duas estrelas. Os astrônomos também observaram nuvens de grãos de silicato circulando na atmosfera do planeta em uma tempestade de areia constante.

O VHS 1256 b é um planeta jovem, com “apenas” 150 milhões de anos. Sua atmosfera, onde se encontram as nuvens de areia, atinge 830 graus Celsius. As observações do James Webb detectaram a presença de metano, monóxido de carbono e água, com evidências adicionais de dióxido de carbono.

"O VHS 1256 b está cerca de quatro vezes mais longe de suas estrelas do que Plutão está do nosso Sol, tornando-o um grande alvo para o Webb", afirmou a astrônoma Brittany Miles, da Universidade do Arizona. "Nenhum outro telescópio identificou tantas características ao mesmo tempo para um único alvo", disse o astrofísico Paul Mollière, do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha. “Estamos vendo muitas moléculas em um único espectro do James Webb que detalham os sistemas dinâmicos de nuvens e clima do planeta”, completou.

Science Alert