Cientistas afirmam que a Terra poderá receber mensagens extraterrestres em 2029

Os sinais de rádio enviados pela NASA já alcançaram sistemas estelares vizinhos e uma resposta pode estar a caminho
Por History Channel Brasil em 23 de Maio de 2023 às 12:07 HS
Cientistas afirmam que a Terra poderá receber mensagens extraterrestres em 2029-0

Pesquisadores da Universidade da Califórnia publicaram um estudo na revista Publications of the Astronomical Society of the Pacific, no qual afirmam que é possível que a Terra receba mensagens de alguma civilização extraterrestre em breve. Especificamente, no ano de 2029.

Respostas vindas do espaço

Seus cálculos são baseados em traçar as trajetórias das transmissões de rádio da Terra para as naves espaciais distantes Voyager 1, Voyager 2, Pioneer 10, Pioneer 11 e New Horizons. Assim, eles determinaram quais estrelas, com possível vida extraterrestre ao seu redor, estão em melhor posição para receber essas mensagens e enviar uma resposta.

Radiotelescópio

De acordo com os cálculos dos pesquisadores, um sinal enviado para a Pioneer 10 alcançou em 2002 uma determinada anã branca a cerca de 27 anos-luz de distância. A equipe estima que uma mensagem de retorno de qualquer vida alienígena próxima a esta estrela poderia chegar até nós a partir de 2029, mas não antes. Segundo Reilly Derrick, líder do estudo, a pesquisa “oferece aos cientistas da Pesquisa por Inteligência Extraterrestre um grupo mais restrito de estrelas para focar”.

Os autores do estudo propõem que os astrônomos de rádio possam usar a lista de estrelas que receberam sinais da Terra para procurar mensagens de retorno em momentos predeterminados. Por exemplo, em 2029, eles podem querer apontar alguns dos principais radiotelescópios do nosso planeta para a anã branca que recebeu a mensagem da Pioneer 10.

Apesar do otimismo deste estudo, outros astrônomos são céticos a respeito de um possível contato. Jean-Luc Margot, um radioastrônomo da UCLA, afirmou que “é improvável que nossas transmissões insignificantes e pouco frequentes sejam úteis para extraterrestres detectarem a humanidade. A probabilidade de outra civilização residir nesta pequena bolha é extraordinariamente pequena, a menos que existam milhões de civilizações na Via Láctea".

Deutsche Welle e Popular Science