Cientistas conseguem gravar sons emitidos por plantas pela primeira vez

Quando estão sob estresse, danificadas ou desidratadas, elas produzem ruídos com maior intensidade
Por History Channel Brasil em 31 de Março de 2023 às 11:28 HS
Cientistas conseguem gravar sons emitidos por plantas pela primeira vez-0

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram gravar e analisar sons ultrassônicos emitidos pelas plantas. Os ruídos, semelhantes ao estouro de pipocas, têm um volume semelhante ao da fala humana, mas são emitidos em altas frequências. Isso quer dizer que estão além do alcance da nossa audição.

Plantas estressadas

Na primeira etapa do estudo, publicado na revista Cell, os pesquisadores colocaram as plantas em uma caixa acústica em um porão silencioso e isolado, sem ruído de fundo. Microfones ultrassônicos gravando sons em frequências de 20-250 kilohertz (a frequência máxima detectada por um humano adulto é de cerca de 16 kilohertz) foram colocados a uma distância de cerca de 10 cm de cada planta. O estudo concentrou-se principalmente nas plantas de tomate e tabaco, mas trigo, milho e palma forrageira também foram analisados.

Lilach Hadany gravou os sons das plantas
Lilach Hadany gravou os sons das plantas (Imagem: Universidade de Tel Aviv/Divulgação, via EurekAlert

Os pesquisadores descobriram que as plantas geralmente emitem sons quando estão sob estresse. Segundo os pesquisadores, plantas saudáveis emitiam cliques e estalos, mas os sons vinham em rajadas muito mais rápidas quando elas eram privadas de água ou tinham seus caules cortados. “Nesse estudo resolvemos uma polêmica científica muito antiga: provamos que as plantas emitem sons sim!", disse a pesquisadora Lilach Hadany, da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

“Nossas descobertas sugerem que o mundo ao nosso redor está cheio de sons de plantas e que eles contêm informações – por exemplo, sobre escassez de água ou danos. Presumimos que na natureza os sons emitidos pelas plantas são detectados por criaturas próximas, como morcegos, roedores, vários insetos e possivelmente também outras plantas - que podem ouvir as altas frequências e obter informações relevantes", afirmou Hadany. "Acreditamos que os humanos também podem utilizar essas informações, com as ferramentas certas - como sensores que informam aos produtores quando as plantas precisam ser regadas", completou.

Universidade de Tel Aviv, via EurekAlert