Novo método seria capaz de solucionar a crise hídrica que afeta diversas regiões do planeta
Por History Channel Brasil em 08 de Abril de 2023 às 15:40 HS
Cientistas propõem sistema revolucionário para gerar água potável e salvar a humanidade-0

A escassez hídrica é uma das grandes preocupações da humanidade. Um estudo recente, assinado por cientistas da Universidade de Illinois, propõe um método revolucionário para gerar água potável, que pode mudar drasticamente o problema da falta de água doce na Terra. Trata-se basicamente da utilização do vapor sobre os oceanos como fonte do precioso líquido.

Os cientistas estudaram 14 locais com estresse hídrico em todo o mundo para avaliar a viabilidade de uma estrutura hipotética capaz de capturar vapor de água acima do oceano e condensá-lo em água doce.  Nesse sistema, o ar úmido na superfície dos mares se deslocaria para uma costa próxima, onde se condensaria em líquido por meio de sistemas de refrigeração. A energia necessária para este sistema seria obtida de fontes renováveis, sejam elas solares ou eólicas.

Água

Os pesquisadores realizaram análises atmosféricas e econômicas da instalação em mar alto de estruturas hipotéticas de 210 metros de largura e 100 metros de altura. Por meio de suas análises, eles concluíram que a captura de umidade sobre as superfícies oceânicas é viável para muitas regiões com estresse hídrico em todo o mundo. Segundo os cientistas, o rendimento hídrico estimado das estruturas poderia fornecer água doce para grandes centros populacionais nos subtrópicos.

“Eventualmente, precisaremos encontrar uma maneira de aumentar o fornecimento de água doce, pois a água de conservação e reciclada de fontes existentes, embora essencial, não será suficiente para atender às necessidades humanas. Acreditamos que nosso método recém-proposto pode fazer isso em larga escala”, disse Praveen Kumar, um dos autores do estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Clarín e Universidade de Illinois