NASA diz que será necessário cavar mais fundo para encontrar vida em Marte

Novo estudo indica necessidade de novas estratégias para buscar evidências biológicas em solo marciano
Por History Channel Brasil em 30 de Junho de 2022 às 21:16 HS
NASA diz que será necessário cavar mais fundo para encontrar vida em Marte-0

As sondas Curiosity e Perseverance, da NASA, pousaram em Marte para estudar se o planeta poderia ter suportado vida microbiana no passado remoto. Anos depois do lançamento das missões, ainda não foram descobertas evidências de biologia marciana. Agora, um novo estudo da agência espacial dos Estados Unidos sugere que será necessário cavar mais fundo para encontrar vida no Planeta Vermelho.

Raios cósmicos

De acordo com a pesquisa, as sondas terão que cavar cerca de dois metros ou mais sob a superfície marciana para encontrar algum tipo de evidência biológica. Isso porque a radiação ionizante do espaço degrada aminoácidos com relativa rapidez. Como essas moléculas são constituintes básicos dos seres vivos, sua presença em Marte seria promissora para a busca de vida.

“Nossos resultados sugerem que os aminoácidos nas rochas e regolitos da superfície marciana são destruídos por raios cósmicos em taxas muito mais rápidas do que se pensava anteriormente”, disse Alexander Pavlov, do Goddard Space Flight Center da NASA. Isso não acontece na Terra porque a espessa atmosfera e o campo magnético do nosso planeta protegem a superfície da maioria dos raios cósmicos.

“As missões atuais de sondas em Marte perfuram cerca de cinco centímetros. Nessa profundidade, (a radiação) levaria apenas 20 milhões de anos para destruir completamente os aminoácidos”, explicou Pavlov. De acordo com os pesquisadores, 20 milhões de anos é um período de tempo relativamente curto, pois as missões estão procurando evidências de vida antiga que teria existido há bilhões de anos, quando Marte era um planeta mais parecido com a Terra.

NASA