Inicio

O que esperar da missão da NASA ao asteroide de ouro capaz de destruir a economia?

Projeto pode ajudar a desvendar os mistérios da origem do Sistema Solar e da formação dos planetas
Por History Channel Brasil em 12 de Outubro de 2023 às 16:02 HS
O que esperar da missão da NASA ao asteroide de ouro capaz de destruir a economia?-0

Após alguns adiamentos, a NASA deve lançar nesta sexta-feira (13/10) a missão que irá estudar o asteroide de ouro Psyche 16, cujo valor é milhares de vezes maior que toda a economia mundial. Segundo os pesquisadores, o projeto tem como objetivo ajudar os cientistas a entender melhor a formação de planetas e outros corpos rochosos em nosso Sistema Solar. Após deixar a Terra, a espaçonave deve levar seis anos para percorrer 4 bilhões de quilômetros até chegar ao seu destino, impulsionada por um sistema de propulsão elétrica solar. Depois, ela passará pelo menos 26 meses orbitando o objeto, coletando informações cruciais sobre sua história e composição.

O que se sabe sobre o Psyche 16?

Com base em dados obtidos por radares e telescópios ópticos, os cientistas levantam a hipótese de que o Psyche 16 poderia fazer parte do interior do bloco de construção de um planeta rochoso que nunca se formou. Especula-se que o asteroide pode ter colidido com outros corpos grandes durante sua formação inicial e perdido sua concha rochosa externa. Como é impossível alcançar o núcleo metálico da Terra, visitar esse objeto pode ser uma oportunidade única para entender as colisões violentas e acumulação de matéria por trás da criação de planetas como o nosso.

Asteroide Psyche 16
Asteroide Psyche 16 (Imagem: iStock.com)

Segundo a NASA, estudar o Psyche 16, situado no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter, também pode ajudar a desvendar os mistérios da origem do Sistema Solar. Caso se comprove a hipótese de que esse asteroide seja formado por restos de material do núcleo de um bloco de construção planetário, os cientistas aprenderão como a sua formação se assemelha e diverge com a de planetas rochosos. E se for descoberto que o objeto não é um núcleo planetário exposto, isso pode indicar que ele pode ser um tipo de objeto primordial do Sistema Solar nunca antes visto.

O Psyche 16 é formado por ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, tendo seu valor avaliado em 700 quintilhões de dólares. Se fosse dividido igualmente entre todos os habitantes da Terra, cada um receberia 93 bilhões de dólares. Infelizmente, isso não resolveria a vida de ninguém, pois caso o asteroide fosse trazido para Terra, ele faria a economia mundial entrar em colapso. Isso porque um dos elementos para a definição dos preços é a escassez: se o mercado for inundado de ouro, o metal deixará de ser uma raridade para ser algo comum. A oferta aumenta, o preço cai.

Fontes
NASA
Imagens
NASA/JPL-Caltech/ASU/Divulgação