Algoritmo foi capaz de distinguir se os animais estão alegres, assustados ou estressados
Por History Channel Brasil em 11 de Março de 2022 às 20:12 HS
Pesquisadores conseguem traduzir grunhidos dos porcos para entender suas emoções-0

Pela primeira vez na história, uma equipe de pesquisadores conseguiu interpretar e traduzir os diferentes grunhidos dos porcos. O estudo foi feito com o objetivo de identificar emoções de alegria, medo ou estresse, para que se possa a dar aos animais um tratamento adequado nas fazendas.

Algoritmo identifica emoções de porcos

O trabalho, realizado por pesquisadores de diversas instituições da Dinamarca, Suíça e França, registrou os diferentes sons emitidos por 411 porcos destinados ao consumo humano, durante toda a sua vida, desde o nascimento até a morte. Segundo o estudo, publicado na revista Scientific Reports, as emoções dos porcos não obedecem a processos automáticos e nem a reflexos, mas são explicadas por meio de uma série de processos cognitivos.

Os pesquisadores utilizaram 7 mil gravações para alimentar um algoritmo que conseguiu codificar cada tipo de som e assim saber se o porco que os emitiu estava contente, assustado ou estressado Enquanto as emoções positivas estavam vinculadas a sons que os animais emitiam quando, por exemplo, estavam sendo amamentados, correndo ou se aninhando uns com os outros, as negativas se vinculavam a brigas, castração ou separação do grupo.

Porcos

Os pesquisadores também conseguiram vincular os sons de alta frequência, como os guinchos, com situações negativas. “Existem claras diferenças nos ruídos dos porcos quando observamos situações negativas ou positivas. Nas situações positivas, os sons são muito mais curtos, com flutuações menores na amplitude. Os grunhidos, mais especificamente, começam altos e gradualmente baixam em frequência”, disse Elodie Briefer, professora do departamento de Biologia da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca.

“Conseguimos treinar o algoritmo para decodificar grunhidos de porcos. Agora, precisamos de alguém que queira desenvolver o algoritmo em um aplicativo que os criadores possam utilizar para melhorar o bem-estar de seus animais”, completou a pesquisadora.

Science Daily