Pesquisadores decifram o motivo das anomalias no campo magnético da Terra

Fenômeno pode afetar o funcionamento de satélites e naves espaciais e bússolas
Por History Channel Brasil em 22 de Abril de 2023 às 12:25 HS
Pesquisadores decifram o motivo das anomalias no campo magnético da Terra-0

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, afirmam que descobriram como surgem as anomalias que ocorrem no campo magnético da Terra. Esse tipo de fenômeno pode afetar o funcionamento de satélites, naves espaciais e bússolas. De acordo com um novo estudo, o comportamento anormal se deve à distribuição desigual do calor no núcleo do nosso planeta.

Processo desigual

O campo magnético da Terra se origina em seu núcleo, uma enorme massa de ferro fundido que gira em alta velocidade. Esse movimento é mantido graças às correntes convectivas que fazem com que o calor flua do núcleo para o manto. Mas o novo estudo, publicado na revista Nature Geoscience, mostrou que esse processo não ocorre de maneira uniforme em todo o planeta e que isso causa anomalias magnéticas.

Campo magnético

A análise sísmica identificou regiões do manto sob a África e o Pacífico que são particularmente quentes. Simulações de computador sugerem que essas zonas quentes reduzem o efeito de resfriamento no núcleo, causando alterações regionais ou localizadas nas propriedades do campo magnético.

“Uma das coisas que o campo magnético faz no espaço é desviar as partículas carregadas emitidas pelo sol. Quando o campo magnético é mais fraco, esse escudo protetor não é tão eficaz”, disse Jonathan Mound, um dos autores do estudo. “Assim, quando os satélites passam por essa área, essas partículas carregadas podem atrapalhar e interferir em suas operações”, completou. Cientistas têm observado uma anomalia no Atlântico Sul, mas não está claro se trata-se de um fenômeno de longa duração ou algo que aconteceu mais recentemente.

Meteored