Pesquisadores descobrem um planeta gigante com densidade de algodão-doce

Batizado de WASP-193b, ele pode ajudar a entender melhor a evolução planetária
Por History Channel Brasil em 27 de Julho de 2023 às 15:38 HS
Pesquisadores descobrem um planeta gigante com densidade de algodão-doce-0

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Liège, na Bélgica, descobriu um exoplaneta que é 1,5 vez maior que Júpiter e tem apenas 1% da densidade da Terra. Localizado a 1.232 anos-luz de distância, sua densidade é comparável à do algodão-doce, cerca de 0,059 gramas por centímetro cúbico.

WASP-193b

Batizado de WASP-193b, ele orbita muito perto de sua estrela hospedeira, com um ano equivalente a 6,25 dias terrestres, em comparação com os 88 dias de Mercúrio. Sua baixa densidade é atribuída ao aquecimento e expansão de sua atmosfera devido à proximidade com sua estrela, especialmente se essa atmosfera for composta principalmente de hidrogênio e hélio.

Planeta no espaço

Este estado do planeta está programado para durar apenas cerca de dez milhões de anos, já que as temperaturas e os ventos emitidos pela estrela provavelmente reduzirão ainda mais a atmosfera. Os pesquisadores sugerem que o telescópio espacial James Webb poderia fornecer dados cruciais para entender como um objeto tão incomum, “fofo” e antigo como o WASP-193b pode existir no universo.

Embora não sejam inéditos, exoplanetas como WASP-193b são raros e podem nos ajudar a entender melhor a evolução planetária, de acordo com a equipe internacional liderada pelo astrônomo Khalid Barkaoui. Um estudo descrevendo a descoberta foi aceito para publicação no periódico científico arXiv.

Deutsche Welle e Science Alert